Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Móveis funcionais para aproveitar os espaços - inspiração



Cama com penteadeira, escada que é estante e sofá que já vem com mesa de apoio. Com a redução dos espaços, é preciso repensar a função do mobiliário e torná-lo múltiplo. A tendência, apontada na Semana de Design de Milão de 2013, já faz sucesso por aqui. Veja cinco boas sacadas


Foto Maíra Acayaba
Degraus aproveitados
Essa não era uma escada como outra qualquer. A parte amarela, de metal, foi projetada para parecer “flutuar” na sala, enquanto a marrom, de madeira compensada revestida de freijó, para mudar de lugar quando necessário. O espaço vazio dentro não tinha sido aproveitado, até surgir a ideia de criar prateleiras, abertas nas duas laterais. “O objetivo era dar leveza a esse volume”, explica o arquiteto Tito Ficarelli. Na parte voltada para a parede, o morador guarda ferramentas e, na vista da sala, seus objetos de design. 


Foto Victor Affaro
Jovem e colorido 
Quarto de adolescente precisa de espaço para muitas coisas: dormir, se arrumar, estudar, receber as amigas e até guardar os brinquedos que sobraram da infância. Para Marina, de 13 anos, a arquiteta Andrea Murao, em parceria com Simone Marques, fez uma cabeceira estofada na qual ficam a cama e a penteadeira, que não possui pés para permitir a livre movimentação da bicama. A coleção de bonecas Barbies, emolduradas em caixas e penduradas nas paredes, completa o ambiente.
Foto Cacá Bratke
Tendência para móveis
Duas poltronas e uma plataforma de madeira formam o sofá Layer, da marca A Lot Of. A base funciona também como mesa lateral. Produção de Mario Mantovanni. A poltrona Rodwood, de Piero Lissoni, apresentada na Semana de Design de Milão de 2013, tem o mesmo conceito.
Foto Lufe Gomes




Colorido sob medida

Para driblar a metragem enxuta do apartamento de 50 m², a arquiteta Letícia Arcangeli fez uma estrutura de madeira que é cama, nichos e armário. Projeto executado pela Santíssima Fé Marcenaria. Só assim os moradores conseguiram espaço suficiente no quarto para guardar roupas de cama, livros e objetos de decoração.







Foto Maíra Acayaba
Baú para ver a vista
O estilo modernista deste apartamento oferecia amplitude, mas tinha espaços desperdiçados. Por isso, a equipe do a:m studio de arquitetura criou o baú que aproveita a área abaixo da janela. “A peça tem vários usos: a moradora guarda sapatos, pode se sentar para calçá-los e ainda ver a vista”, explica Mariana Weigand.



2 comentários:

  1. Adoro os móveis funcionais! Sempre aproveitam espaço e são inteligentes por isso...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    tudo na vida esses moveis.. so quem tem casa pequena sabe o valor de ganhar qualquer espacinho hehehehe


    bjinho


    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir