Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Em 16 mts² - inspiração




Você acha sua casa pequena? Este microapartamento em Paris é tão bem organizado que há espaço para tudo, mesmo que bem apertadinho

Por Casa e Jardim Online
Acredite: este apartamento em Paris tem 16 m²! Foto divulgação
Fazer caber todas as atividades e o conforto da vida moderna dentro de um antigo banheiro. Este foi o grande desafio do projeto dos arquitetos franceses Julie Nabucet e Marc Baillargeon, feito para um estudante, no bairro de Montparnasse. O apartamento inteiro tem apenas 16 m². Mas é tão bem planejado que consegue abrigar sala, cozinha, quarto, banheiro e até home office. E tem uma quantidade invejável de armários, com espaço para guardar tudo. Quer saber como?

O grande truque desenvolvido pelos profissionais foi criar dois níveis com uma plataforma. No superior, ficam a cozinha e o banheiro e, no inferior, a sala, o quarto e o escritório. A cama com rodinhas ocupa o ambiente apenas na hora de dormir. Durante o resto do tempo, ela pode ficar sob o piso, com apenas um pedaço à mostra, que, com uma capa e travesseiros, funciona como sofá. Ela também pode ficar totalmente escondida, deixando todo o espaço livre.

A marcenaria planejada também é cheia de boas ideias. Uma grande estante, que se desdobra em home office, tem espaço para tudo: de CDs e DVDs até objetos decorativos. A mesa de centro pode ser recolhida e também passa a fazer parte desta estrutura. Na cozinha, todos os eletrodomésticos – forno, cooktop, máquina de lavar e até coifa – ficam embutidos nos móveis. Os degraus da escada são, na verdade, baús que acomodam sapatos e travesseiros. Um último segredo: a bancada esconde um nicho, usado para guardar livros.

Como o antigo banheiro tinha apenas duas janelas, outra questão importante foi a iluminação natural. Para a cozinha não ficar escura, o banheiro foi fechado por uma porta de correr translúcida. Assim, a luz pode entrar em todo o apartamento. Gostou do projeto? Veja três dicas que você pode também aplicar na sua casa:

1 – Ambientes multiuso. Com truques como a cama “escondida”, o apartamento consegue ter sala e quarto em um mesmo espaço. Você pode tentar outras combinações, como piscina e quintal, sala e quarto de hóspedes ou escritório e home theater. Veja mais dicas na nossa galeria.

2 – Marcenaria planejada. Ela é fundamental para você conseguir aproveitar todos os cantinhos, por mais minúsculos que eles pareçam. Veja mais boas sacadas selecionadas por Casa e Jardim.

3 – Iluminação natural. A sensação de aperto muitas vezes não está ligada à falta de espaço e sim à falta de luz. Ambientes claros são mais gostosos para se viver. Veja a prova aqui.
A cama fica escondida sob o piso e também funciona como sofá. Foto divulgação
A bancada esconde um nicho para livros. Foto divulgação
O canto do home office. Foto divulgação
Na cozinha, os eletrodomésticos são embutidos nos armários.
Foto divulgação
O banheiro tem porta translúcida, que permite a entrada de luz
natural na cozinha. Foto divulgação
Há espaço para tudo, mesmo que apertadinho. Foto
divulgação


Detalhe do banheiro. Foto divulgação


3 comentários:

  1. Oi, gostei muito do seu blog, amo decoração. Aproveitei a visita para te seguir. Conheça o meu blog e se gostar me siga, te espero!
    Bjos!
    Pati Asai
    www.cantinhodapatiasai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola! Ja tinha visto este ape em algum blog... super bacana e bem aproveitado!
    Bjaum

    ResponderExcluir