Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Truques para decorar pequenos ambientes - Inspiração

Um espaço pequeno pode ganhar amplitude através das cores, dos móveis e da iluminação escolhida para a decoração




Para ampliar visualmente um ambiente, use espelhos, cores claras e procure iluminar totalmente o espaço.


Decorar um ambiente pequeno é, com certeza, um desafio. Em cada mínimo detalhe pode existir uma maneira de driblar a falta de espaço. É preciso apenas descobrir qual. Com um bom planejamento  e uma pitada de boas ideias - é possível criar um ambiente aconchegante mesmo que o número de metros quadrados disponíveis seja um pouco apertado. “Tudo deve ser escolhido com muito critério”, aconselha Daniella de Barros, arquiteta. Aqui, Daniella e a designer de interiores Cristina Barbara dão dicas para você otimizar o espaço que tem disponível em casa.



Móveis

Em se tratando de cômodos pequenos, todo “cantinho” tem que ser aproveitado. E os móveis podem ser os principais responsáveis por otimizar - ou não - estes ambientes. Peças muito grandes e profundas ou que não oferecem praticidade podem limitar ainda mais um espaço que já é reduzido. Portanto, móveis planejados e  multifuncionais são as melhores alternativas. “Com eles, dificilmente, vai faltar espaço livre, mas é preciso atentar-se aos detalhes. Dá para economizar bastante espaço com o guarda-roupa, por exemplo, se ele tiver portas de correr ou até mesmo se a televisão estiver dentro dele”, afirma Daniella de Barros, arquiteta. Já os móveis multiuso, como a beliche com escrivaninha ou sofá com encosto removível, ocupam o espaço de uma peça, mas oferecem mais de uma funcionalidade.



Use móveis funcionais que otimizam espaço
Móveis multiuso são ótimos






Vidros e espelhos
Uma dica para ganhar espaço - ao menos no campo visual - é usar espelhos. “Eles garantem profundidade e, com isso, criam a ilusão de que o espaço é maior”, afirma Cristina Barbara, designer de interiores. Outra forma de ampliação é promover uma integração entre cômodos. “Usando apenas uma porta de vidro para separar dois ambientes você ganha espaço porque integra os cômodos e porque é possível enxergar o outro lado”, aconselha a designer.


 


Iluminação
Quanto maior o alcance da luz, mais amplo o espaço parecerá. “Para conseguir o efeito, opte por uma iluminação geral, que abrange todo o ambiente. Fazer uma sanca é uma ótima alternativa. E lembre-se de evitar iluminar detalhes”, sugere a decoradora Daniella. O efeito da luz pode, inclusive, fazer o pé direito do espaço parecer maior. Basta saber usá-la a seu favor.






Cores
Até mesmo as cores, por incrível que pareça, exercem influência na maneira como as pessoas percebem o ambiente, amplo ou não. “Cores claras ajudam a aumentar o espaço”, diz Daniella de Barros. Mas isso não significa que uma casa pequena deva ser inteiramente clara. Quem não abre mão de um toque de cor forte pode criar um espaço com paredes em tons neutros e combinar objetos coloridos, como almofadas e abajures. Cristina Barbara dá outra sugestão: “pinte apenas uma parede e deixe as demais brancas ou de tons claros. Isso dá profundidade”.



fonte http://caras.uol.com.br/blog/caras-especiais/truques-para-decorar-pequenos-ambientes#image1


Um comentário:

  1. Adorei as dicas, visto que o meu apê é pequeno....adoro espelhos e cores claras. Acho que estou no caminho certo...rsrsrs...

    Bjus

    Blog: http://meuapartamento102.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir