Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Estante - inspiração


A vedete - como eram chamadas, no teatro de revista, as atrizes que se sobressaíam durante as apresentações e que se constituíam, muitas vezes, no grande atrativo destas - tem nome e agora o que dá destaque a uma sala de estar.
Além de guardar objetos e eletrônicos, ela pode dar destaque ao ambiente em que for instalada.



Lufe Gomes



O problema virou obra de arte
O pilar no meio da sala era uma pedra no caminho de um jovem solteiro neste apartamento. Mas o arquiteto Lucas Kanyó, da Kanyó Arquitetura, percebeu que a estrutura de concreto poderia ser sua aliada no projeto de uma estante. Em torno dela, ele instalou nichos de MDF com acabamento de laca preta, para destacar os objetos do morador. Com formas irregulares, a peça ficou parecendo uma escultura. Os nichos possuem alturas e larguras variadas e profundidades entre 35 e 45 cm. “Brincamos com os tamanhos, sem saber exatamente o que se encaixaria em cada um”, diz Kanyó. A estrutura de madeira com espessura de 3 cm suporta bem a TV e o som, que ficam nas partes abertas, de um dos lados (foto nas págs. anteriores). Os controles, os DVDs e os CDs estão distribuídos nas gavetas com 10 e 30cm de altura e nos nichos menores.
Lufe Gomes
...........................................................................................................................................................................................................................................

 Maíra Acayaba



Mistura alegre 

No quarto de lazer para as crianças, a arquiteta Madá Campos projetou uma estante colorida, composta de módulos desnivelados, que agrada também aos adultos. As peças, feitas de MDF pela Magal Marcenaria, receberam acabamento de laca branca com detalhes na parte externa nas cores verde L-043 e laranja L-090, da Sayerlack. Os módulos, parafusados entre si, possuem dois tamanhos diferentes: 45 x 45 cm e 45 x 90 cm. Alguns são fechados com portas e outros, deitados na base, funcionam como gavetões que organizam os brinquedos da criançada. O móvel se desdobra em uma minicozinha. Do outro lado, há uma bancada de trabalho para os pais estarem sempre por perto. Porta-brinquedos da Benedixt. Tapete de corda, design de Sergio Matos para By Kamy. Pufe de crochê e banquinho da Empório Vermeil. Cadeira de acrílico da COD. No detalhe, à esq., as diferentes profundidades -- 45, 50 e 55 cm -- formam os desníveis na estante e destacam as cores das laterais. Nas portas e nas gavetas, os puxadores são cavas na madeira. Vidros da SaLA Design e quadrinhos da Kare.
 Maíra Acayaba
.............................................................................................................................................................................................................................................

 Edu Castello


Objetos valorizados


Os moradores tinham vários objetos, que haviam ganhado de casamento, e queriam um móvel com bastante espaço para acomodá-los. Assim, a arquiteta Letícia Arcangeli, da Marcenaria Santíssima Fé, sugeriu a estante de MDF com acabamento de laca que cobre totalmente a parede de 4,78 m de largura e 2,19 m de altura. Os nichos têm tamanhos irregulares que variam de 25 a 55 cm de largura e de 20 a 46 cm de altura. Em função da coluna estrutural do prédio, a profundidade em alguns nichos é de 35 cm e, nos demais, de 50 cm. Os mais altos expõem vasos, esculturas, quadros e outros objetos. Os baixos organizam os livros. Alguns vãos receberam portas para guardar as peças mais delicadas. “Também ajudam a protegê-las da poeira e dão leveza visual ao ambiente”, explica Letícia. Sofá, da Decameron, e mesa de centro, da Breton Actual. Luminária amarela da Lumini e objetos da Teo e da L’Oeil. No detalhe, à dir., algumas taças de cristal ficam separadas em prateleiras dentro de um nicho com porta de MDF laqueada e, outras, em um nicho horizontal com porta de vidro transparente.
 Edu Castello
..............................................................................................................................................................................................................................................

 Edu Castello

Parceira no home office 
A ideia era fazer do home office, na sala de um jovem recém-casado, um espaço com ares de loft em tons quentes. Para a base sóbria, o arquiteto Diego Revollo projetou uma estante de pau-ferro natural, feita pela Donalou Marcenaria. Os nichos vazados possuem 38 cm de altura, 40 cm de profundidade e larguras que variam de 30 a 60 cm. “Não é necessário mais do que isso de profundidade porque a proposta é deixar as peças bem visíveis”, diz Diego. As pranchas de madeira com 3,5 cm de espessura são pregadas na parede e acomodam livros e objetos pesados. Na parte superior, o arquiteto criou um painel ripado da mesma madeira para esconder o ar-condicionado. Assim não é preciso abri-lo para liberar a ventilação. Embaixo, a mesma solução foi usada para guardar documentos, pastas e impressora. Sofá, da Estar Móveis, mesa de centro, da Marmoraria Santo Antônio, tapete da Vitrine by Casa Fortaleza, poltrona Charles Eames, da Artesian.

..............................................................................................................................................................................................................................................

 Edu Castello
 Edu Castello


Identificação por cores 

Para organizar os documentos e os livros no home office, compartilhado pelo casal de moradores, a equipe do escritório Goa Arquitetos criou uma estante que foge do comum. O móvel de madeira, obra do marceneiro Aparecido Batista, tem módulos coloridos encaixados entre as prateleiras com 3 cm de espessura. Os diferentes tons da laca aplicada nas peças ajudam a identificar os livros, separados por temas. São eles: o Amarelo Fantasia, o vermelho Glória Antiga, o azul Céu Limpo, o verde Zepelim e o preto Segredo Negro, da Coral Dulux. A estante ocupa toda a largura da parede, de 2,90 m, e chega a 2 m de altura, dividida entre a parte inferior com 80 cm e as prateleiras com 40 cm de distância entre elas. Os módulos quadrados medem 37 x 37 cm e os retangulares, 37 x 82 cm. Como a estante já tinha um visual exuberante, no lugar de puxadores, a arquiteta Daniela Almeida, da Goa, achou melhor fazer furos redondos nas gavetas e nas portas. Cubo mágico, da Kare, apoio amarelo da Empório Vermeil e letreiro da SaLA Design. Cadeira Navy da marca Emeco, à venda na Benedixt, e quadro da Arterix. No detalhe, à dir., a gaveta aberta possui trilhos telescópicos e mede 28 cm de altura, 43 cm de largura e 40 cm de profundidade para acomodar as pastas suspensas com documentos. 

Fonte Cliquei aqui

2 comentários:

  1. Lindassss!! E precisam de bastante organização para ficarem sempre arrumadas e bonitas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo!!!! Lindas, práticas e ótimas para organizar!!!
    www.portodasreliquias.com

    ResponderExcluir