Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

SOFISTICAÇÃO, ESTILO E FUNCIONALIDADE

David Bastos é um arquiteto e decorador baiano que já conquistou o Brasil e o mundo com seus trabalhos. Ele cursou arquitetura na Universidade Federal da Bahia e iniciou sua carreira com projetos de habitação popular e planejamento urbano. Em suas criações há influências brasileiras aliadas com elegância e bom gosto. Ele afirma que "Uma casa tem que ser como um abraço. Melhor do que ter é viver". Este conceito aparece nos trabalhos do profissional.





Apresentamos o projeto de um apartamento (1) na cidade de São Paulo, em uma das torres do Complexo Residencial Cidade Jardim, realizado pelo arquiteto. O morador é um grande colecionador de arte, inclusive de obras do artista plástico e fotógrafo brasileiro Vik Muniz. A vontade era, basicamente, abrigar suas obras favoritas em um ambiente amplo que integrasse os espaços e, ao mesmo tempo, servisse para reunir a família e amigos.

A sala de estar (2) faz o eixo do apartamento, integrando a varanda, a sala de jantar e a área reservada para a TV. As portas duplas de correr conseguem dividir ou integrar as áreas, controlando a privacidade (3). Como o living é amplo, a solução foi aderir a duas mesas de centro que ajudam na distribuição visual da composição. O alinhamento dos móveis também criou uma espécie de corredor que dá acesso à varanda.

Em relação à sala de jantar, o estilo minimalista prevalece. Ou seja, a decoração alinha estética com funcionalidade e prioriza o que é essencial. A coleção de vasos verdes de cristal leitoso (4) em diferentes modelos foi complementada com arranjos florais coloridos e alegres. Este detalhe se tornou destaque no ambiente, demonstrando como ideias simples também possuem personalidade.

Na sala de TV os tons escuros predominam e a iluminação recebeu atenção especial (5). Atrás das estantes a luz é direcionada, enquanto a luz da sanca de gesso é indireta e promove aconchego. Pufes, poltrona e sofá proporcionam conforto, enquanto uma pequena bandeja com itens de bar criam o clima ideal para relaxar, realizar reuniões ou receber visitas íntimas. Para aproveitar melhor os espaços, a prateleira apresenta grandes nichos que permitem a organização dos acessórios e objetos.

Os demais cômodos exploram o uso de livros decorativos e quadros (6). Todos eles mesclam elementos contemporâneos e clássicos. Detalhes em prata e dourado, curvas sofisticadas no mobiliário e cores brandas fazem uma harmonia elegante entre os estilos.

Assim, David Bastos criou um lar que é, ao mesmo tempo, funcional e refinado.


fonte Westwing

Um comentário: