Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Simplesmente adorável


DECORAÇÃO PROVENÇAL


A Provença, localizada ao sul da França, costuma encantar pela beleza natural com seus rios antigos, aldeias e campos. Foi nessa região que surgiu o tipo de decoração provençal. Tudo começou no século XVII quando os artesãos franceses passaram a desenvolver móveis semelhantes aos da nobreza, que eram sofisticados e ricos em adornos. A população, sem acesso aos mesmos itens, começou a aderir ao trabalho dos artesãos com móveis românticos que até hoje deslumbram os apaixonados pela decoração. Confira as características deste estilo que está presente nas ambientações do mundo todo e saiba como aplicá-lo em sua casa!


Decoração Provençal



























Elegância e flores
Móveis que expressam elegância, estampas florais e cores brandas. Esta é a combinação perfeita para alcançar uma decoração bonita e convidativa. Nesta sala de jantar, encontramos também flores de lavanda que completam o estilo, pois fazem uma associação aos campos existentes na Provença.

O branco e a suavidade
Suavidade e prevalência do branco são alguns traços provençais. Nesta varanda a cadeira de balanço tem visual romântico e recebe uma sutileza a mais com a almofada em estampa feminina. Aposte no uso de muitas plantas e flores que nos remetem à beleza da província.


ústico e romântico
Criar contrastes entre elementos fortes e tonalidades amenas expressa bem o conceito provençal. Nesta sala, o mobiliário e o piso produzem um contraponto com o branco e o tom lilás levemente azulado, produzindo um efeito visual sintonizado e agradável. O resultado é uma mescla do rústico com o romântico. Estas duas possibilidades caminham juntas não só nas cores, mas também nos móveis cheios de curvas e entalhes delicados. Assim o ambiente ganha um toque de sutileza e, ao mesmo tempo, personalidade marcante.

Jardim delicado
As peças em ferro são excelentes alternativas para a concepção do provençal. O material explora diferentes formas e resgata a lembrança do trabalho dos artesãos franceses que apostavam na abundância de detalhes. Uma possibilidade simples que torna o jardim um cantinho mais calmo e charmoso!

Cantinho especial
Alguns objetos quebram a monotonia e ajudam a compor um canto especial e reservado. Aqui a cadeira foi garimpada e se tornou uma peça de destaque, enquanto a escrivaninha traz a essência do estilo com linhas provençais. A combinação gerou um ambiente feminino e com vida, que torna as diversas tarefas do dia a dia muito mais aprazíveis! Repare nas boas ideias: uma lanterna virou recipiente para guardar coisas importantes e as pequenas caixinhas se tornaram ótimas opções para organizar os acessórios e deixar tudo mais acessível. Para dar aquele toque de alegria aposte nas flores, sempre!





fonte: Westwing.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário