Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um pouco sobre pisos de madeira - inspiração

Um pouco sobre pisos de madeira - inspiração

Muitas pessoas adorariam ter um piso de madeira, não é mesmo? Mas, não é fácil decidir entre assoalho, taco, parquê, bambu, carpete e laminado. Afinal, são tantas opções, características, que a gente acaba ficando super perdido na hora de escolher.
Cada um tem seu preço, condições para instalação, dimensões... e são informações importantes que devem ser seguidas para uma melhor instalação.
Para que o piso fique lindo e dure muito, preste atenção em todas as etapas, da compra e colocação até o último retoque. Confira o material ao ser entregue e peça ao profissional responsável pela obra que ele acompanhe cada passo.

Vamos nos focar em 3 tipos de piso (assoalho, carpete e laminado)

Entre as vantagens do assoalho está a maior durabilidade (que pode chegar a 30 anos ou mais), a possibilidade de raspagens para deixar o piso quase novo e a sensação térmica mais agradável. Em compensação, o tempo necessário para a instalação e o custo deste tipo de piso são altos. Uma alternativa é optar pelo carpete de madeira, mais fino que os pisos de madeira maciça.
O carpete de madeira, diferente do piso de madeira do tipo assoalho, não é colado ao piso, e sim preso um ao outro por meio de encaixes, com o rodapé arrematando as bordas do revestimento. A vantagem deste piso é a rapidez de instalação e o preço mais acessível. Já as desvantagens são a baixa durabilidade, resistência e ruídos. Os pisos laminados, por sua vez, são aplicados com cola. Diferentemente do carpete de madeira, este piso é revestido com laminado melamínico e tem uma durabilidade maior, mas não tanto quanto o assoalho.



Laminado e Carpete

Laminado: composto de réguas entre 6 e 9 mm de espessura, feitas de HDF ou HPP (pedacinhos de madeira de alta densidade), tem instalação rápida e limpa, em contrapiso seco e nivelado. A camada superior exibe a estampa decorativa e vem protegida pelo overlay (filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material). Instalação: os vãos dos encaixes macho-e-fêmea são preenchidos com cola. No click, sistema de colocação previsto para ser lançado em breve, não há colagem, só encaixe. Isso permite reinstalações, sempre com mão-de-obra especializada, para não perder as garantias do fabricante. Em nenhum sistema é preciso pregar as réguas no chão. Mas em todos deve-se cobrir o contrapiso com manta de polietileno, que funciona como isolante acústico e protege o material da umidade. Esse tipo de piso não aceita recuperação nem tonalização.

Carpete: composto de miolo de placas de madeira compensada ou HDF, as tábuas são recobertas com lâminas de madeira maciça de várias espécies e diferentes tonalidades. Os carpetes já chegam da fábrica envernizados. A espessura fica entre 0,7 e 1,5 cm. Instalação: as réguas são coladas e encaixadas no sistema macho-e-fêmea, sobre uma manta de poliuretano, colocada no contrapiso seco e nivelado. Essa camada é isolante acústica e impermeabilizante.


as imagens abaixo, são de PISO LAMINADO













Nenhum comentário:

Postar um comentário