Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Reforma quase sem sufoco: depois - Dicas

Limpar e decorar o ambiente reformado são as tarefas nesta etapa


A primeira providência quando a obra termina é fazer uma limpeza bem caprichada. Empresas como Líder Limpeza, Obra Clean e San Clean vivem do negócio de arrumar a bagunça. Cobram a partir de 8 reais o metro quadrado pelo trabalho. Com o espaço limpo, é hora de decorá-lo. Quem não deseja contratar ou não quer gastar com o projeto de um profissional pode optar por um serviço no estilo fastfood. As profissionais do escritório Arquitetura Paralela cobram 400 reais por uma consulta de noventa minutos em que usam fita crepe para fazer marcações e ajudar os clientes a decidir o que vai em cada lugar.

Para aqueles que têm preguiça ou dificuldade de criar uma decoração bacana, a loja on-line Dali Casa oferece quartos e salas prontos. Armários da cozinha, closets e a bagunça das crianças ficam em ordem com a ajuda de organizadores profissionais, que também se encarregam de desencaixotar e arrumar o que ficou guardado durante a reforma. Os especialistas cobram em torno de 600 reais a diária de sete horas de arrumação ou 80 reais a hora da consultoria.

► Faxina pós-obra
Líder Limpeza. Telefone 2594-7898/5011-0257.
Obra Clean. Telefone 3865-1786.
San Clean. Telefone 2289-0582.

► Organizadores pessoais
Sem Bagunça. Telefone 98283-0077
Vera Corradi. Telefone 2842-7100

sábado, 28 de setembro de 2013

Reforma quase sem sufoco: durante - dicas

Nesta etapa, pesquise a mão de obra a ser contratada e opte pelos melhores especialistas


A lição de casa principal nesta fase é pesquisar muito bem a mão de obra a ser contratada. Opte pelos especialistas, na base de cada macaco no seu galho: azulejista para os revestimentos cerâmicos, marmorista para o mármore e assim por diante. Os grandes home centers também indicam profissionais para algumas instalações, como a de piso laminado. Para quem não tem muito tempo de procurar e recrutar esse pessoal, uma boa saída é recorrer às agências de “faz-tudo”, em que com apenas um contrato é possível ter serviços de alvenaria, hidráulica, elétrica e pintura.

Para uma reforma simples (retirada de parede e troca de revestimento), a Doutor Resolve, uma dessas empresas, cobra em torno de 5 000 reais pelo pacote. Bancos de profissionais como o SOS Aqui, que atua com cadastro de eletricistas, também fornecem ajuda valiosa. Os profissionais são avaliados e recebem estrelas conforme seu desempenho. Já no Help In dá para pesquisar prestadores de serviços de diversas áreas conforme o CEP. Para pintura, consulte o cadastro da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Vazamentos que ocorrem no meio da obra podem ser detectados por empresas que auscultam paredes e pisos e oferecem atendimento 24 horas.


► Reparos domésticos
Doutor Faz Tudo. Telefone 3931-6804.
Doutor Resolve. Telefone 2671-9007 e 3938- 9007.
Marido de Aluguel. Telefone 3924-2032.

 Cadastros de mão de obra
Anamaco.Telefone 3151-5822.
Instituto da Construção. Telefone 3862-4833.

► Caça-vazamentos
Higitec. Telefone 5090-7000.
Esgotecnica. Telefone 3925-1000.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como fazer uma reforma quase sem sufoco - Dicas

Do orçamento à proteção da mobília, os serviços que ajudam antes, durante e depois das obras na casa ou no apartamento


“A partir daí, é o famoso ‘já que’. Ou seja, já que vamos quebrar a parede, troquemos todo o revestimento”, conta Valter Frigieri, diretor de mercado da associação. A boa notícia é que existem vários serviços para ajudar a diminuir o sufoco nessas ocasiões — de aplicativos para fazer o orçamento a equipes responsáveis por proteger os móveis da casa. As grandes redes de materiais de construção, que iniciaram uma guerra de preços, ajudam a engordar essa lista, com a oferta até de sistema drive-thru para a retirada de encomendas. Tudo isso contribui para que as pessoas não sintam mais (tantos) calafrios na hora de pôr a mão na massa.

Falaremos aqui de todas as etapas da obra... não deixe de onferir. Ainda serão dadas algumas dicas de sites para auxiliar no orçamento, na contratação de mão de obra e tudo o mais que for necessario...

Hoje, iniciamos então, com a fase pré-obra... vamos conferir?

Tudo o que você precisa para dar o primeiro passo em sua obra

O primeiro passo no trabalho deve ser dado bem antes da quebra das paredes. “Quem não faz um planejamento passa os meses da reforma como se estivesse numa casa mal-assombrada, esperando monstros surgirem de repente”, diz a arquiteta Claudia Ventura Ajzen. O recomendável é de sessenta a noventa dias para a elaboração de projeto, orçamento, cronograma e escolha de material. Para ajudar a montar o plano de voo, existem alguns bons aplicativos gratuitos. O Bim.bon tem ferramentas que auxiliam na pesquisa de preços de produtos e cria plantas em 3D, enquanto o Arquitecasa possibilita a simulação de gasto com mão de obra e com materiais para cada cômodo. “É fundamental determinar a sequência do que será feito, programando a época em que cada item será adquirido”, diz o arquiteto Gustavo Calazans. Os itens devem ser entregues o mais próximo possível da data de utilização, para evitar danos e o uso de espaços necessários a outras etapas da obra. Formar estoque não costuma valer a pena. Os revestimentos apresentam diferença de tom de um lote para outro e as tintas perdem a validade em poucos meses.

O portal Casa.com.br, da Editora Abril, exibe cotações mensais de preços de tintas, cimentos e pisos, entre outras coisas, além de divulgar o custo para construir em diversas regiões. Contratar um arquiteto encarece o valor do projeto de 15% a 20%, mas garante alguém para centralizar os pepinos. O aplicativo Guia da Casa, também do Casa.com.br, rastreia por GPS arquitetos, engenheiros, paisagistas, projetistas e outros profissionais que estejam mais perto do endereço do contratante. Algumas empresas são especializadas em proteger a mobília durante a quebradeira. Artigos mais frágeis, como louças, podem ser encaminhados a um guarda-móveis. No mercado paulistano, o aluguel mensal de um boxe de 4,5 metros quadrados varia de 355 a 440 reais. Armários embutidos e pisos devem ser preservados com filme plástico. A instalação sai por 10 reais o metro quadrado.


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Espelhos - aliados na decoração - inspiração

Eles passam a impressão de ambientes mais amplos e decoram com elegância, quando usados no lugar certo. Os espelhos são ótimos parceiros na hora de transformar os espaços.


Clique na imagem abaixo, e siga para o site e ver mais inspirações





domingo, 22 de setembro de 2013

Madeira de demolição - inspiração

Quer um revestimento com personalidade para a sua casa? Esta pode ser uma boa opção. Carregada de história, a madeira de demolição é retirada de antigas construções e transformada em pisos, painéis e até móveis. Além de sustentável, ela tem visual muito bonito. Veja ideias de como usar

Clique na imagem e veja a matéria completa.




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Casa artesanal... - inspiração

Decô, cores e muita diversão: um casal e três crianças comandam o blog The Handmade Home




A história do casal americano Jamin e Ashley Mills começou na faculdade. O namoro virou casamento e, depois de dez anos vivendo sob o mesmo teto, costumam dizer que se tornaram uma equipe. Pudera, com uma família grande – o casal tem três filhos - a vida em comum muda muito e só é mantida com muita cumplicidade. Essa parceria é levada tão a sério que os dois dividem o blog The Handmade Home. A ideia de criar a página na web começou com Ashley, após o nascimento do primogênito. O blog da mãe de primeira viagem cresceu e hoje mostra o dia a dia de uma turma feliz e criativa. O motivo de tanto entusiasmo? “Nossos filhos”, conta ela. “Eles inspiraram a criação de cada ambiente.” Leia o bate-papo que tivemos com Ashley e descubra dicas para ter uma casa incrível e saudável para as crianças.
Minha casa parece uma fazenda moderna e eclética "
Casa e Jardim - Como surgiu a ideia de montar um blog?
Ashley Mills - 
Comecei quando o meu primeiro filho nasceu, há oito anos. Era uma maneira de me conectar com o mundo lá fora. Só que o tema maternidade começou a mudar e resolvi trazer Jamin a bordo. Hoje se tornou essa combinação divertida de familiares e design, um reflexo de quem nós somos.
CJ – Como é dividi-lo com o seu marido?
AM -
 Ótimo. Ele geralmente assume o lado técnico e me deixa com as coisas mais divertidas. Brincamos que ele é o planejador e eu o lado criativo. Somos os lados direito e esquerdo de um cérebro – e funciona muito bem!
 (Foto: Ashley Mills)
CJ – No The Handmade Home vocês contam o dia a dia da família?
AM -
 No blog tem de tudo: um pouco do estilo de nossa vida, um monte de projetos de decoração, além de ideias para a casa. Gostamos de compartilhar o que acontece no nosso dia e dou dicas para quem tem, como eu, alguns filhos.
CJ – As crianças inspiram as mudanças da casa?
AM – 
Elas são a nossa maior inspiração, o elemento favorito quando pensamos em cada espaço. Nossos filhos guiam a cor, o processo e a sensação de cada cômodo.
CJ – Elas são ligadas em decoração, ajudam nos projetos?
AM - 
Muito. Fazemos com que se sintam parte do que executamos. Tornamos tudo um evento familiar e eles adoram.
CJ - Como vocês ensinam o valor do lar e do que há nele para os três?
AM -
 Nós tivemos uma missão por quase um ano: reconfigurar o ambiente em que vivemos. Nos livramos de cerca de 85% das coisas materiais da casa – e ainda estamos trabalhando nisso. Isso tem sido uma grande mudança para nós: aprendemos a nos contentar com o que temos e ensinamos os nossos filhos a serem responsáveis por seus pertences. Tem sido um processo interessante viver com pouco e encontrar diferentes usos para o que temos.
 (Foto: Ashley Mills)
Três dicas de Jamin e Ashley para como montar uma casa agradável para os pequenos
- Elas querem opinar: envolva as crianças no processo criativo da elaboração dos ambientes;
- Apele para os sentidos. Queremos nossos filhos confortáveis e felizes, certo? Então perceba o que lhes agrada e aplique na decoração – como usar uma determinada cor, por exemplo;
- Seja verdadeiro. Nem sempre a vida real é como na revista. Vivemos em uma casa com três crianças e um grande cachorro; então, se algo der errado, não é o fim do mundo. Filhos devem saber que, apesar de gastarmos muito tempo com a casa, eles são as coisas mais importantes. Nosso sofá Chesterfield está imundo, mas tudo bem... Não dá para transformar tudo em uma crise.
 (Foto: Ashley Mills)
 (Foto: Ashley Mills)
 (Foto: Ashley Mills)
 (Foto: Ashley Mills)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Boiserie - você conhece?

Ontem quando estava indo deitar, pensei no que poderia fazer de belo num quarto... e pensei então em molduras decorativas internas para janela...


mas, depois fiquei preocupada, pensando em riscos de infiltração, vazamentos pela janela e coisas do tipo... isto sem contar que, no quarto em que pensei em fazer isto, a cabeceira da cama poderia bater... enfim... projeto adiado por enquanto.

Mas, ai, nas pesquisas acabei pensando que não preciso desistir destas molduras, embora não sejam mais na janela.

A sugestão agora será o "boiserie" que dá nome ao título deste post. Você conhece? Eu sempre conheci, mas, antes para mim era chamado de moldurinha, moldura em parede... estas coisas, mas finalmente descobri o nome e agora posso pedir por um boiserie.

É um ermo francês e significa forro de madeira, decoração com painéis de madeira. As boiseries surgiram na França do século XVII e XVIII e eram feitas em madeira. Na Europa ainda fazem assim, mas aqui no Brasil muitos decoradores usam também o gesso, para diminuir o custo e o tempo de execução.

Existem diversas maneiras de usar moldura Boiseries

  • Pintar o Boiserie na mesma cor da parede, deixando apenas o efeito do relevo, é a forma mais atual utilizada:
foto 01
foto 03







  • Pintar as molduras com um tom diferente da parede:
foto 04










  • Revestir o fundo da parede com tecido ou textura:
foto 05


foto 05.1







  • Usá-lo apenas na parte inferior da parede, destacando a parte superior com matérias como papel de parede, cores vibrantes e listras:
foto 06


foto 07





  


foto 08










  • E atualmente, vêm se usando muito na decoração de quartos de bebê, dando um ar provençal ao ambiente:
foto 09


foto 10







foto 11

foto 13

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Vistoria de imóvel - e por fim...

E por fim, temos a avaliação de outros itens gerais.


40. Cheque o contrapiso: um desnível de 3 cm já prejudica a colocação do piso. Use uma régua de nível de 1 ou 2 m de comprimento ou uma versão menor apoiada em um cabo de vassoura – assim você consegue medir uma área maior. Uma bolinha de gude também ajuda a perceber diferenças.
41. Confira soleiras e baguetes, aqueles acabamentos na transição de um piso para outro. Elas precisam estar niveladas para não haver degraus quando o piso for assentado.
42. Há piso de madeira? Repare na calafetação (massa de rejuntamento). Caso ela se solte conforme você pisa, precisará ser refeita.


bem, pessoal. É isto ai. nos últimos dias, listei itens importantes que devem ser analisados no momento em que somos chamados para avaliar o imóvel para a entrega.

domingo, 15 de setembro de 2013

Vistoria de imóvel - piso e contrapiso

Bom dia meninas... tenham um ótimo domingo!!!

O assunto abordado ontem foi a inspeção ESQUADRIAS, JANELAS  E PORTAS.

Vamos falar hoje sobre avaliação da parte de PISO E CONTRAPISO.



Abordaremos ao final, sobre 44 itens importantes que devem ser observados.


40. Cheque o contrapiso: um desnível de 3 cm já prejudica a colocação do piso. Use uma régua de nível de 1 ou 2 m de comprimento ou uma versão menor apoiada em um cabo de vassoura – assim você consegue medir uma área maior. Uma bolinha de gude também ajuda a perceber diferenças.
41. Confira soleiras e baguetes, aqueles acabamentos na transição de um piso para outro. Elas precisam estar niveladas para não haver degraus quando o piso for assentado.
42. Há piso de madeira? Repare na calafetação (massa de rejuntamento). Caso ela se solte conforme você pisa, precisará ser refeita.

sábado, 14 de setembro de 2013

Vistoria em imóveis - esquadrias, janelas e portas.

Bom dia meninas... que maravilha que hoje é sábado!!!

O assunto abordado ontem foi a inspeção PAREDES E REVESTIMENTOS, como pinturas, portas...

Vamos falar hoje sobre avaliação da parte ESQUADRIAS, JANELAS E PORTAS.

Abordaremos ao final, sobre 44 itens importantes que devem ser observados.


29. Observe se as persianas e venezianas abrem e fecham bem.
30. Em geral, esses componentes são de alumínio, por isso não enferrujam – mas podem riscar, por isso, atenção! Caso sejam pintados, verifique se a cobertura da tinta está perfeita.
31. Cheque se janelas e portas se movimentam de forma adequada e sem ruídos – e se podem ser fechadas delicadamente.
32. Caso as portas sejam de madeira, avalie se o verniz ou a tinta foram bem aplicados.
33. Com o auxílio de um espelho, verifique se o topo e a base das portas estão pintados.
34. Olhe o acabamento no encontro da guarnição com a superfície pintada.
35. Não se esqueça de testar as fechaduras pelos lados de dentro e de fora de cada cômodo.
36. Previna-se de infiltrações checando se as janelas estão bem vedadas – elas não podem deixar passar o vento. Na junção com a parede, existe uma vedação (geralmente de poliuretano), que, se apresentar emendas, será um convite à entrada da chuva.
37. Veja se os vidros não têm rachaduras. A massa de vidraceiro está bem colocada e seca? Isso impede a infiltração da água da chuva.
38. Maçanetas: caso elas integrem o memorial descritivo, note se foram instaladas corretamente e se não sofreram arranhões ou manchas provocados por produtos de limpeza inadequados
.39. Bata de leve em portas, armários, batentes e outros elementos de madeira. Se cair pó, pode ser sinal de cupins ou brocas. Questione o técnico e registre o problema no termo de vistoria.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Vistoria de imóvel - Paredes e revestimentos

Oi galera, tudo bem com vocês?
O assunto abordado ontem foi a inspeção HIDRÁULICA.

Vamos falar hoje sobre avaliação da parte PAREDES E REVESTIMENTOS.

Abordaremos ao final, sobre 44 itens importantes que devem ser observados.


22. Apoie um esquadro nas quinas das paredes (aquelas que formam 90 graus) para avaliar se as superfícies estão retas: os lados devem encaixar direitinho.
23. A massa corrida está bem nivelada? Observe as paredes contra a luz, com base nos cantos: se a textura e a cor da pintura forem homogêneas, está tudo certo.
24. Caso as paredes internas sejam de drywall (gesso acartonado), veja se as placas estão alinhadas e examine os cantos em busca de eventuais trincas.
25. Em áreas úmidas com divisórias de drywall, é impossível saber se foram usadas as placas adequadas – as verdes –, pois o acabamento já as terá ocultado. Só o tempo para eliminar a dúvida.
26. Preste atenção nas paredes com revestimento cerâmico: alguma peça tem manchas ou trincas?
27. Bata de leve nas placas para descobrir se foram bem assentadas: caso o som seja oco, elas correm o risco de se desprender. Solicite que o assentamento seja refeito.
28. Não deixe de conferir o rejuntamento, observando se foi bem preenchido e se está limpo e livre de manchas.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vistoria em imóvel - Hidráulica

Olá a todos, tudo bem?
O assunto abordado ontem foi a inspeção ELÉTRICA.

Vamos falar hoje sobre avaliação da parte HIDRÁULICA

Abordaremos ao final, sobre 44 itens importantes que devem ser observados.



13. As torneiras e os ralos especificados no projeto foram entregues?
14. Abra todas as torneiras para ver se estão funcionando e se a água escoa corretamente – um ponto do qual quase não sai água pode indicar problemas na tubulação.
15. Se tiver aquecimento nas pias (do banheiro e/ou da cozinha), cheque se a água aquece bem.
16. Quando as torneiras estiverem abertas, olhe sob a pia ou a bancada: existe algum gotejamento no sifão ou nos flexíveis dos metais?
17. Aperte a válvula de descarga dos vasos sanitários, reparando na pressão e na quantidade de água e também em possíveis vazamentos.
18. Acione todas as torneiras e descargas ao mesmo tempo para verificar a pressão da água. Se estiver baixa, questione o técnico que acompanha a vistoria.
19. Nos ambientes com ralo, confira o caimento do piso: use um balde para despejar água no chão e observe se ela corre para o ralo. Ao testar espaços maiores, como uma varanda, pode-se lançar mão de uma mangueira. Segundo Ricardo Gomes, arquiteto da Direcional Engenharia, somente terraços e áreas planejadas para ter chuveiro são obrigados a contar com ralos. Mas se foi prometido que outros cômodos os teriam, cobre da construtora!
20. Veja se os registros estão funcionando.
21. Os metais não podem ter riscos ou manchas.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vistoria em imóvel - Elétrica

Olá a todos, tudo bem?
O assunto abordado ontem foi a inspeção GERAL.

Vamos falar hoje sobre avaliação da parte ELÉTRICA.

Abordaremos ao final, sobre 44 itens importantes que devem ser observados.

5. Veja se interruptores, tomadas, pontos de luz, de telefone e de antena de TV estão nos locais corretos.
6. Todos os circuitos estão indicados no quadro de luz?
7. Com um carregador de celular, confira o funcionamento das tomadas.
8. Note se elas estão devidamente identificadas. Use um soquete e uma lâmpada de 220 v: se a intensidade da luz for fraca, é sinal de que a tomada é 110 v. Se estiver normal, é 220 v. Também vale usar um abajur.
9. Teste pontos de luz e interruptores com uma lâmpada.
10. Os interruptores paralelos trabalham em parceria?
11. Verifique a campainha.
12. Se o apartamento ainda não tiver energia quando for vistoriá-lo, mencione isso no termo. E proponha uma nova visita para conferir os itens anteriores.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vistoria em imóveis - avaliação geral

Bem, pessoal
ontem falei sobre as condições gerais para entendermos a importância de ser realizada uma inspeção criteriosa.
Vamos falar hoje sobre avaliação GERAL.

abordaremos ao final, sobre 44 itens importantes que devem ser observados.

GERAL
1. Avalie se a pintura está bem-feita, ou seja, se não existem manchas ou partes descascadas.
2. Veja se as especificações e marcas dos acabamentos colocados são iguais às prometidas.
3. Fotografe cada detalhe duvidoso para usar como prova do estado do imóvel.
4. Com uma trena, meça todo o apartamento. Como o preço é calculado de acordo com as medidas apontadas no memorial descritivo, qualquer diferença na metragem caracteriza vício e pode resultar em indenização, de acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec).

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vistoria em imóveis - informação

Chegada a hora de receber as tão esperadas chaves do AP, é só chegar lá, pegar e sair festejando, não é?
Claro que não! Uma etapa importantíssima e que não deve ser realizada na empolgação, é a vistoria.

Neste post e nos próximos 7, abordarei diariamente informações importantes que devem ser analisadas durante uma vistoria...

Não há lei que obrigue as construtoras a permitirem ao proprietário conferir a qualidade do imóvel quando ele fica pronto. Ainda assim, a vistoria virou praxe para apartamentos adquiridos na planta, tanto que consta do contrato de compra e venda como condição para a entrega das chaves. Após a longa espera pelo novo lar, aproveite essa oportunidade e verifique se a água corre para o ralo no banheiro, se as paredes estão retas, se as janelas fecham bem, se os revestimentos estão perfeitos... Dá um certo trabalho, mas pode evitar muita dor de cabeça depois e um dinheiro gasto sem necessidades.




sábado, 7 de setembro de 2013

Vaso para atrair bons fluidos


Harmonizar e "limpar" os ambientes de energias negativas, trazer paz e bons fluidos, estas são algumas das benesses que o vaso da sete ervas, acredita-se, ajuda a promover. A fórmula do arranjo varia e tais benefícios não são tão facilmente comprováveis, mas, é inegável que a simples existência de plantas em casa melhora o astral.

clique aqui

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Humor na decoração - inspiração

Foi o tempo em que uma casa sóbria e sisuda era sinônimo de bom gosto. Hoje, tudo é permitido na decoração e quanto mais os ambientes refletirem o espírito dos moradores, melhor. Assim, cor e doses de leveza e diversão são muito bem-vindas. Veja exemplos clicando na imagem abaixo

terça-feira, 3 de setembro de 2013

FESTA DE ARROMBA EM CASA - Inspiração

Quer fazer uma celebração inesquecível, mas está sem dinheiro para o salão e a assessoria? Casa e Jardim entrevistou alguns dos mais importantes cenógrafos, decoradores e produtores de eventos do Brasil, que deram dicas para fazer uma festa com visual de superprodução dentro da sua casa. Flores e velas são algumas das ideias, mas há muitas outras sacadas que você precisa saber antes de chamar seus convidados, seja à noite ou de dia, em ambientes internos ou externos. Confira as sugestões e receba com carinho, em ambientes decorados por você.
O time de profissionais de eventos que deu dicas para Casa e Jardim: Roberta Fasano, Karin Mancussi, Luís Fronterotta, Simone Pacífico, Milene Monolescu e Carol Montenegro (Foto: Divulgação)
É importante que a decoração da festa siga o estilo da casa. Um almoço na varanda de uma casa de campo, por exemplo, combina com acessórios mais rústicos, como flores simples e frutas. Casa do chef Arthur Sauer (Foto: Ricardo Côrrea/Casa e Comida)
Roberta Fasano (decoradora de eventos)
“Em qualquer evento, em qualquer outra locação, é muito importante que a decoração reflita a personalidade do anfitrião. Escolha só coisas que você goste, que combinem com você. Quando a festa é em casa, é importante também seguir o estilo do local. Precisa haver uma harmonia entre a arquitetura e os acessórios. Depois disso, é bom saber que alguns materiais dão, por si só, um ar festivo: o cristal, a prata, a renda, a porcelana fina. Tire do armário as louças que ficam guardadas no dia a dia, agora é o momento de usá-las. Quem não tiver, pode buscar no acervo da avó ou de uma tia. Podem surgir boas surpresas. Por último, não exagere. Procure manter o bom senso e a elegância.”
À esq., casa de avó é lugar perfeito para encontrar louças finas. O jogo de jantar de porcelana usado neste almoço para amigos foi presente de casamento da avó da dona de casa Paula de Luca. Quando Paula se casou, ganhou de presente os pratos antigos. À d (Foto: Rogério Voltan e Iara Venanzi /Casa e Comida)
A mesa de doces é característica de grandes festas. Prepare uma também na sua casa, como fez a artista plástica Myriam Durante neste chá da tarde para comemorar o Dia das Mães (Foto: Cacá Bratke/Casa e Jardim)
Karin Mancussi (decoradora de eventos)
“Foque em apenas um elemento e produza bastante. Se a decoração estiver espalhada, um pouquinho na mesa de centro, um pouquinho no lavabo, um pouquinho na varanda, não dá a sensação de um grande evento. Uma boa ideia é caprichar em uma mesa de doces, comum em casamentos e festas de 15 anos. Assim, o evento caseiro lembra algo maior. A decoração depende do estilo da casa. Mas não podem faltar flores, se for de dia, e velas, se for à noite.”

+
 Veja ideias para fazer um piquenique charmoso
Se a festa for de dia, encha a casa de flores. Elas podem estar até nas xícaras, como na produção de Camile Comandine. Já se for à noite, aposte em velas, como neste evento inspirado na Índia. Produção de Luana Prade (Foto: Cacá Bratke e Ricardo Côrrea/Casa e Comida)

Luís Fronterotta (cenógrafo)

“Decore a casa com mais flores do que no dia a dia. E prepare um clima mais aconchegante, com a luz de velas. Gosto muito de festas ao ar livre. Se tiver um jardim, faça uma iluminação especial. Fica lindo.”
Capriche na iluminação da festa. Luís Fronterotta sugere velas, como fez a dona de casa Paula de Luca em um almoço para amigos, e iluminação especial no jardim, como na produção de Luana Prade (Foto: Rogério Voltan e Cacá Bratke/Casa e Comida)
Flores cabem em todos os cantinhos em dias de festa, até na coleção de garrafas de vinho, como fez o diretor teatral Eduardo Martins (Foto: Lufe Gomes/Casa e Comida)
Simone Pacífico (cenógrafa)
“Não tente mudar a decoração da casa. Se você tirar todos os seus móveis e objetos, perderá o clima de festa em casa, fica parecendo um lugar qualquer. Apenas acrescente detalhes festivos, como arranjos.”
À esq., não mude demais a decoração da casa, para não descaracterizá-la. A artista plástica Isabelle Tuchband enfeitou seu lustre com flores artificiais e divindades hindus para um jantar com amigos.  À dir., aproveite o dia de festa para fazer arranjos d (Foto: Ricardo Côrrea e Rogério Voltan/Casa e Comida)
Convide e receba com carinho. Preparar lugares personalizados é uma prova da preocupação. Produção de Henrique Morais (Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)
Milene Monolescu (cenógrafa)
“A melhor parte de trabalhar com grandes festas é ver o amor das pessoas. Entre familiares, amigos ou noivos. Por isso, meu estilo é muito romântico. Gosto de decorar com flores e castiçais com velas. Mas o mais importante é convidar e receber com carinho.”

+ 4 receitas de aperitivos para servir em festas

+ Veja ideias para caprichar na apresentação do chá

+
 Pipoca é muito bom e também pode ser uma comidinha charmosa. Aprenda
Castiçais e velas criam o clima de festa para o jantar na casa da decoradora Doris Sochaczewski (Foto: Rogério Voltan/Casa e Comida)

Carol Montenegro (produtora de eventos)

“Antes de tudo, considere se sua casa tem espaço suficiente para receber o número de convidados. Se não, considere reduzir a lista ou procure um local apropriado. Isso resolvido, é importante pesquisar sem pressa, para conseguir os melhores preços e elementos que realmente agradem. Um grande evento precisa ser organizado com bastante antecedência. Encher a casa de flores dá a sensação de superprodução. Invista em comida de qualidade, isso é algo que realmente faz a diferença para os convidados.”
À esq., coloque flores em todos os cantos da casa, até na escada, como fez a blogueira Luciana Colesanti, no almoço de família. À dir., invista em comida de qualidade, pois seus convidados notarão. A produtora de festas Andréa Ortiz escolheu o bufê Ricard (Foto: Rogério Voltan/Casa e Comida)